quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A vida de Buda

Por volta do ano de 536 a.C em Lumbini (atual região do Nepal) nasceu Siddhartha Gautama, filho do Rei Suddhodana Gautama e da Rainha Maha Maya, que viria a se tornar Buda o fundador do Budismo.
             Segundo a lenda, no nascimento de Siddhartha um astrólogo visitou seu pai e profetizou que seu filho iria se tornar um grande rei, mas abandonaria tudo para viver uma vida de renúncia aos bens materiais e se tornar um homem santo caso visse como o mundo era.
            Siddhartha viveu até os seus 29 anos como um príncipe com tudo que podia ter, mas sem sair nenhuma vez de dentro do palácio por ordem de seu pai. Teve um casamento arranjado com uma prima, os dois com a idade de 16 anos e tiveram um filho. Mas Siddhartha sentia que esse não era o objetivo de sua vida e saiu do palácio tendo quatro encontros que iriam lhe marcar profundamente, esses chamados de “Os Quatro Pontos”. Encontrando um homem velho, um homem doente, um cadáver em decomposição e um ascético sadhu, conheceu a verdade sobre o mundo, sobre o sofrimento das pessoas e assim abandonou sua vida como príncipe.
            Como primeira tentativa de alcançar uma vida espiritual, utilizou a ascética junto com seus cinco companheiros ficando sem se alimentar e se expondo a dor, mas depois de quase morrer abandonou a prática e se concentrou na meditação.
            Depois disso, com 35 anos de idade ele decidiu se sentar em baixo de uma árvore, conhecida como Árvore de Bodhi, e não sair até alcançar a iluminação. Segundo a lenda por volta dos seus 40 anos obteve sucesso e passou a ser conhecido como Buda, viajando pela Índia ensinando sobre suas crenças e práticas para um grupo de seguidores, fundando assim o Budismo. Morreu em 483 a.C em Kusinagar na Índia.




_______________________________________
Referências Bibliográficas :




Nenhum comentário:

Postar um comentário